ESPAÇO CULTURAL CÉLULA MATER DA INFANTARIA DE SELVA
Espaço destinado à preservação da História relativa ao surgimento da Infantaria de Selva do Exército Brasileiro e também homenagear o General de Exército EDUARDO DIAS DA COSTA VILLAS BÔAS, Comandante do 1º Batalhão de Infantaria de Selva (Aeromóvel) nos anos de 1998 à 2000, e do Exército Brasileiro nos anos de 2015 a 2019.
O Espaço foi inaugurado em 10 de setembro de 2021, é localizado dentro do aquartelamento do 1° BIS (Amv), sendo organizado em três ambientes. No primeiro, há uma simulação do ambiente de selva, com a presença de elementos típicos deste ambiente operacional, como troncos de árvores, vegetação característica, solo irregular e ruídos da selva.
O segundo ambiente é o “Tapiri General Villas Bôas”, onde o visitante, sentando na arquibancada e usando o típico gorro de selva numerado, é conduzido por uma experiência imersiva assistindo o vídeo institucional do Batalhão. Clique aqui para assistir o vídeo.
O terceiro ambiente apresenta o histórico do Batalhão, bem como seus principais feitos e operações militares realizadas. Neste local também se encontra a maior parte do acervo pessoal do General Villas Bôas, enfatizando sua gloriosa passagem pelo Comando Militar da Amazônia.
Esse ambiente ainda rende homenagem ao Coronel José Alípio de Carvalho, distinto oficial que compôs a Força Expedicionária Brasileira, lutando em Monte Castelo, na Itália, durante a Segunda Guerra Mundial. Foi também Comandante do então 27º Batalhão de Caçadores no período 1964 a 1966. Compõem esse acervo diversos itens pessoais e condecorações doadas pela sua família, além do livro “Verás que um filho teu não foge à luta” que retrata suas memórias da carreira militar.
Conheça um pouco mais do Histórico do Batalhão Amazonas (clique aqui) e entenda porquê esta tradicional Unidade de Elite é considerada a Célula Mater da Infantaria de Selva.
VISITE O ESPAÇO CULTURAL CÉLULA MATER DA INFANTARIA DE SELVA!