Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Espaço Cultural
Início do conteúdo da página
Acessos: 384

ESPAÇO CULTURAL CÉLULA MATER DA INFANTARIA DE SELVA

           

          Espaço destinado à preservação da História relativa ao surgimento da Infantaria de Selva do Exército Brasileiro e também homenagear o General de Exército EDUARDO DIAS DA COSTA VILLAS BÔAS, Comandante do 1º Batalhão de Infantaria de Selva (Aeromóvel) nos anos de 1998 à 2000, e do Exército Brasileiro nos anos de 2015 a 2019.

1 2

         O Espaço foi inaugurado em 10 de setembro de 2021, é localizado dentro do aquartelamento do 1° BIS (Amv), sendo organizado em três ambientes. No primeiro, há uma simulação do ambiente de selva, com a presença de elementos típicos deste ambiente operacional, como troncos de árvores, vegetação característica, solo irregular e ruídos da selva.

3

           O segundo ambiente é o “Tapiri General Villas Bôas”, onde o visitante, sentando na arquibancada e usando o típico gorro de selva numerado, é conduzido por uma experiência imersiva assistindo o vídeo institucional do Batalhão. Clique aqui para assistir o vídeo.

4

           O terceiro ambiente apresenta o histórico do Batalhão, bem como seus principais feitos e operações militares realizadas. Neste local também se encontra a maior parte do acervo pessoal do General Villas Bôas, enfatizando sua gloriosa passagem pelo Comando Militar da Amazônia. 

5

        Esse ambiente ainda rende homenagem ao Coronel José Alípio de Carvalho, distinto oficial que compôs a Força Expedicionária Brasileira, lutando em Monte Castelo, na Itália, durante a Segunda Guerra Mundial. Foi também Comandante do então 27º Batalhão de Caçadores no período 1964 a 1966. Compõem esse acervo diversos itens pessoais e condecorações doadas pela sua família, além do livro “Verás que um filho teu não foge à luta” que retrata suas memórias da carreira militar.

15

6

7

8

 9

101

11

12

13

14

Conheça um pouco mais do Histórico do Batalhão Amazonas (clique aqui) e entenda porquê esta tradicional Unidade de Elite é considerada a Célula Mater da Infantaria de Selva.

 

VISITE O ESPAÇO CULTURAL CÉLULA MATER DA INFANTARIA DE SELVA!

registrado em:
Fim do conteúdo da página